O Fusca foi o carro mais vendido do mundo, sua produção durou de 1938 até 2003, quando o último Fusca foi produzido no México.
Na década de 1930, a Alemanha era o pais menos motorizado da
Europa, suas fábricas só produziam carros de luxo montados a mão, muito caros
por sinal, então surgiu o conceito de um carro barato, popular, o Volkswagen,
“carro popular”.
E aonde o Nazismo entra nessa história?
Na época em que Hitler estava no poder na Alemanha, ele se
comprometeu com a modernização do pais e a recuperação da economia e dos
empregos, então para ele, a idéia de um carro alemão, feito por trabalhadores
alemães, em fábricas alemãs, era uma realização política de seu partido. Hitler
deu o sinal verde para a fabricação do automóvel, bem na época em que as
Autobahns (auto estradas) eram inauguradas.
Três engenheiros ofereceram cada um, uma proposta de carro
popular: Josef Ganz, Edmund Rumpler e Ferdinand Porsche. Os dois primeiros eram
judeus, já devem ter adivinhado que isso não agradou Hitler, então o projeto de
Ferdinand Porsche ganhou.
Primeiro protótipo do Fusca
Hitler apresentou algumas exigências para o novo carro:
- O carro deveria
carregar dois adultos e três crianças (uma típica família
alemã da época, e Hitler não queria separar as crianças de seus pais).
- Deveria alcançar e manter a
velocidade média de 100 km/h.
- O consumo de combustível,
mesmo com a exigência acima, não deveria passar de 13 km/litro (devido
à pouca disponibilidade de combustível).
- O motor que executasse essas
tarefas deveria ser refrigerado a ar, pois muitos alemães não
possuíam garagens com aquecimento, e se possível a diesel e na dianteira.
- O carro deveria ser capaz de
carregar três soldados e uma metralhadora.
- O preço deveria ser menor do
que mil marcos imperiais (o preço de uma boa motocicleta na época).
Na época, não haviam montadoras que conseguissem produzir o
fusca, então Hitler criou uma fábrica especialmente para isso.
Quando o fusca foi lançado, já haviam 250 mil interessados
em adquirir o carro.
A partir daí o Fusca foi recebendo algumas modificações em
seu design e na mecânica, para se adequar às mudanças de tecnologia.
Evolução do Fusca
Propaganda vintage machista
Nenhum comentário:
Postar um comentário