A cafeteira Moka foi inventada por Luigi De Ponti para Alfonso Bialetti, em 1933, na Itália.
A inspiração para a Moka veio de uma máquina de lavar, que usava o mesmo sistema, com água quente. Já o desenho da Moka é um design industrial, puxado para o modernismo, naquela época.
O materal escolhido para a fabricação foi o alumínio, pois a Itália era abundante nesse material, que acabou se tornando o metal nacional. E também porque Bialetti trabalhou 10 anos em uma fábrica de alumínio, além do material ser muito leve, naquela época não era um material muito utilizado.
Já o nome Moka foi inspirada em uma cidade do Yemem, Mokha, que foi uma das primeiras regiões a cultivar o café.
A cafeteira funciona da seguinte maneira: coloca-se água fria no recipiente inferior (A) e café no coador (B), a quantidade que desejar. Coloca-se a cafeteira diretamente no fogo, onde a água criará vapor pressurizado que irá se transferir para a câmara superior (C), passando pelo funil com o café e fazendo um café maravilhoso, na minha opinião.
Existem diversos tamanhos de cafeteira, fazendo de 1 a 18 xícaras de 50ml.
A Moka é mais usada na Europa e vejam só, na América Latina.
A Moka mudou a forma de beber café naquela época. Antes as pessoas só tomavam café expresso em bares, depois da Moka, as pessoas podiam fazer seu próprio expresso em casa.
Eu possuo uma cafeteira Moka pirateada, não é da marca Moka mas é igual, e tenho que dizer que estou em um relacionamento sério com ela. Antes eu nunca tomava café em casa, depois que a comprei, não paro de tomar café, só pelo prazer de ver a cafeteira fazendo sua mágica, é realmente incrível. Um perfeito exemplo de design + engenharia.
Preço mais barato que achei foi de R$ 99 na Zyba Café.
Nenhum comentário:
Postar um comentário